Broadcast | ENGLISH

Home > Notícias Arquivadas

 

NOTÍCIAS ARQUIVADAS

 

[30.09.13]

poster

JOGOS DAS DECAPITAÇÕES, A mais recente longa-metragem do diretor brasileiro Sérgio Bianchi, estreia em competição no Festival do Rio (Premiere Brasil). Este filme conta a história de Leandro, um jovem insatisfeito com seu trabalho, a partir do seu mestrado sobre a ditadura militar no Brasil, começa uma busca pelo controverso artista recém-falecido Jairo Mendes e seu filme Jogo das decapitações, censurado em 1973.

O Festival do Rio tem na sua edição de 2013 cerca de 400 filmes no seu programa, tendo se transformado no maior evento do mercado cinematográfico da América Latina.

+info:
http://bit.ly/1hQ1S4m(Festival do Rio)

[08.07.13]

CIÊNCIA PELOS MAIS NOVOS

O programa "Ciência pelos Mais Novos" foi nomeado para o "2013 European Science TV and New Media Awards". Uma produção da PNG Pictures, coordenada pelo Exploratório de Coimbra.

+info:
http://europaws.org/awards

[31.05.13]

AS COISAS NÃO SÃO FEITAS POR ACASO tem ante-estreia hoje mais uma produção da Persona Non Grata Pictures em co-produção com a Largo Filmes. AS COISAS NÃO SÃO FEITAS POR ACASO, de Tiago Cravidão, documentário sobre Eduardo Gageiro, filmado ao longo 4 anos. 21h30 no Cinema São Jorge - Lisboa.


+info:
http://www.pngpictures.com/ascoisas

[14.05.13]

SOMOS GENTE HONRADA estreia este 14 de Junho nas salas espanholas, uma produção luso-espanhola da Vaca Films (es), El Terrat (es) em co-produção com a Persona Non Grata Pictures (pt), que contou com a participação de elenco e técnicos portugueses.


+info:
http://www.pngpictures.com/somosgentehonrada

[10.03.13]

POSFÁCIO NAS CONFECÇÕES CANHÃO de António Ferreira, uma produção da PNG para Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, foi duplamente premiado no CinEuphoria para melhor fotografia de Paulo Castilho e Top Curta-Metragem."


link:
http://cineuphoria09.blogspot.pt/2013/01/cineuphoria-premios-2013-os-vencedores.html

[08.11.12]

"Vou para casa" (2001) de Manuel Oliveira e "Embargo" (2010) de António Ferreira, vão representar Portugal no IX Festival de Cinema Europeu - Euroscópio, na Venezuela, que contará com a exibição de 20 obras europeias em várias salas de cinema do país entre hoje e 05 de dezembro.

"Foram escolhidos dois filmes de realizadores portugueses de gerações bem distintas: um filme do aclamado Manoel de Oliveira, que aos 103 anos de idade é atualmente o mais antigo realizador de cinema em atividade; e um filme de António Ferreira, que se insere numa nova vaga de realizadores portugueses, apresentando uma visão mais contemporânea do "cinema", refere a nota enviada à agência Lusa, pela Embaixada de Portugal em Caracas.


+info:
EMBARGO - Diário de Notícias - Artes
EMBARGO - Página do filme

[10.10.12]

Nos dias 12 e 13 de Outubro, acontece o "Coimbra in Motions", uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, com o apoio do TAGV.

O evento contempla curtas e longas metragens, realizadas em Coimbra e/ou por realizadores Conimbricences.

"O Voo da Papoila" e "Respirar debaixo d'água" serão exibidos no dia 12, a partir das 14h30.

"Embargo", de António Ferreira, será exibido no dia 13, às 18h.


+info:
O VOO DA PAPOILA - http://www.pngpictures.com/voodapapoila
RESPIRAR DEBAIXO D'ÁGUA - http://www.pngpictures.com/respirar
EMBARGO - http://www.pngpictures.com/embargo

[27.09.12]

A Persona Non Grata Pictures completa a rodagem de duas longas metragens das quais é co-produtora.

"SOMOS GENTE HONRADA" uma co-produção com Espanha e realizada por Alejandro Marzoa, contou com a participação de atores e equipa técnica portugueses na rodagem.

"CARISMA IMBECIL" um co-produção luso-brasileira do diretor brasileiro Sérgio Bianchi (autor de Crónicamente Inviável), foi rodada em São Paulo e teve a produção executiva no terreno de António Ferreira e Tathiani Sacilotto da PNGP. info Ambos os filmes têm estreia prevista para 2013.


+info:
http://www.pngpictures.com/somosgentehonrada.html
http://www.pngpictures.com/carismaimbecil.htm

[27.09.12]

No âmbito das comemorações do Ano de Portugal no Brasil (APB) e o Ano do Brasil em Portugal (ABP), com início no dia 7 de setembro de 2012 – data de independência do Brasil – e fim em 10 de junho de 2013 – conhecido como “O Dia de Portugal”, o Canal Brasil faz um passeio pela sétima arte portuguesa, exibindo uma série de filmes portugueses.

"EMBARGO" de António Ferreira, uma adaptação de José Saramago, é um dos filmes que integram o ciclo de cinema neste canal de televisão.


+info:
http://canalbrasil.globo.com/programas/cinejornal/materias/mostra-cinema-portugue.html

[14.09.12]

POSFÁCIO NAS CONFECÇÕES CANHÃO, filme realizado por António Ferreira para Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, vai estar em competição na 12ª edição do Festival du Court Métrage de Nice a decorrer de 23 a 28 de Outubro em Nice - França.

Este festival teve um número de submissões record de 1555 filmes inscritos de onde foram seleccionados 44 filmes de 19 países.


+info:
http://www.pngpictures.com/posfacio

[23.08.12]

Este sábado há Sessão Dupla na RTP2 às 22h40, com a exibição de duas longas-metragens portuguesas.

"Embargo", realizado por António Ferreira e produzido pela PNG Pictures, foi uma das escolhas!


Sites oficiais:
www.embargo-movie.com
www.pngpictures.com/embargo

[08.08.12]

Foi há precisamente 13 anos em Agosto de 1999, que se iniciou a rodagem de Respirar (debaixo d'água), aquele que seria o primeiro filme de António Ferreira e a primeira produção da Persona Non Grata Pictures (na altura Zed Filmes).

Passada uma década sobre a estreia em Cannes 2000, mais de 50 selecções em festivais e em 20 países pelo mundo fora, RESPIRAR está agora disponível para visionamento livre na internet no canal do Vimeo da Persona Non Grata, em jeito de celebração do verão (pano de fundo deste filme) e da longevidade que Respirar (debaixo d'água) alcançou.

Aproveitamos novamente para agradecer a todos os que participaram no filme, ao (na altura) elenco jovem que empolgadamente deu o corpo aos personagens e à equipe que durante 14 longos dias rodou este filme.

A todos muito obrigado.

ver filme
http://vimeo.com/personanongrata/respirar

[24.07.12]

A curta-metragem Super Vodka, produzida por Leandro Silva, em co-prod. com a PNG e a Camaleão, foi seleccionada para a competição internacional do festival Avanca 2012.

A estreia absoluta deste pequeno filme vai acontecer a 26 deste mês de Julho, pelas 23h30.
Convidamos todos a vir assistir à projecção.

http://www.avanca.com/pt/node/33


[09.07.12]

EMBARGO a longa-metragem de António Ferreira a partir da obra de José Saramago, foi seleccionado para o Euro Cine in Buje 2012, que acontece em Buje, Croácia, de 9 a 14 de Julho.

Na sequência da curta-metragem "Deus Não Quis" de António Ferreira que foi inspirado na canção popular "Laurindinha", "O Voo da Papoila" inspira-se na popular canção "Somos Livres" de Ermelinda Duarte, que foi um dos símbolos da revolução de Abril. Com fotografia de Miguel Sales Lopes, a curta-metragem conta ainda com a participação dos actores Fernando Ferrão, Filipe Costa e Fernando Taborda. A curta-metragem conta com mais de uma dezena de selecções em festivais nacionais e internacionais, assim como diversos prémios.

Link:
www.embargo-movie.com
www.pngpictures.com/embargo

[11.05.12]

"Uma simples fotografia e uma canção unem para sempre três personagens."

O VÔO DA PAPOILA, a segunda curta-metragem de Nuno Portugal volta a marcar presença em território estrangeiro. O filme estará em competição no Human Rights Film Festival of Barcelona 2012 , que acontece de 17 a 22 de Maio, em Barcelona.
A curta-metragem será exibida no dia 18, às 18h30 no Cine Girona.

Na sequência da curta-metragem "Deus Não Quis" de António Ferreira que foi inspirado na canção popular "Laurindinha", "O Voo da Papoila" inspira-se na popular canção "Somos Livres" de Ermelinda Duarte, que foi um dos símbolos da revolução de Abril. Com fotografia de Miguel Sales Lopes, a curta-metragem conta ainda com a participação dos actores Fernando Ferrão, Filipe Costa e Fernando Taborda. A curta-metragem conta com mais de uma dezena de selecções em festivais nacionais e internacionais, assim como diversos prémios.

Link:
http://www.festivaldecineyderechoshumanos.com
http://pngpictures.com/voodapapoila

[24.04.12]

"Das 9 às 5", o documentário realizado por Rita Alcaire e Rodrigo Fernandes e produzido pela Persona Non Grata Pictures foi seleccionado para o XIV DetectiveFest.
O festival acontece em Moscovo, de 25 a 29 de Abril.
"Das 9 às 5" retrata a luta laboral e civil dos trabalhadores do sexo em Portugal, que reivindicam o fim da discriminação, requerem a mudança da lei e reclamam o poder social que lhes é negado.

O documentário marcou presença no festival Caminhos do Cinema Português, Faial Film Fest e Festival Internacional de Cinema de Luanda, em 2011. O filme, assim como os realizadores, são constantemente convidados para palestras e conferências, devido ao carácter interventivo do filme.


Link:
http://pngpictures.com/das9as5

[23.04.12]

"Das 9 às 5", o documentário realizado por Rita Alcaire e Rodrigo Fernandes e produzido pela Persona Non Grata Pictures será exibido na RTP2 na madrugada de 24 para 25 de Abril, perto das 03h00.

A exibição enquadra-se no "Dia D", um evento promovido pela RTP2 dedicado ao Documentário Nacional.

"Das 9 às 5" retrata a luta laboral e civil dos trabalhadores do sexo em Portugal, que reivindicam o fim da discriminação, requerem a mudança da lei e reclamam o poder social que lhes é negado.


Link:
http://pngpictures.com/das9as5

[17.04.12]

EMBARGO, a longa-metragem de António Ferreira a partir da obra de José Saramago, foi seleccionado para o Festibérico 2012 - Festival de Cinema Poruguês e Espanhol, que acontece em Delf, Holanda, de 19 a 29 de Abril.

O filme será exibido no dia 25 de Abril, às 19h30, no Filmhuis Lumen.

Desde Setembro de 2010 que "Embargo" foi seleccionado em mais de 10 países, sendo esta a primeira vez na Holanda. O filme já passou por mais de 15 festivais em todo o mundo. Está editado em DVD desde 2011e já passou pelos canais Telecine em Maio de 2011.

Sites oficiais:
www.embargo-movie.com
www.pngpictures.com/embargo

Link:
www.festiberico.net

[13.03.12]

O filme RESPIRAR DEBAIXO D'ÁGUA do realizador António Ferreira, estará presente no Festival de Médias-Metragens de Brive (França), que decorre entre os dias 10 e 15 de Abril. O filme está inserido no programa retrospectivo português intitulado "Jeune Cinema Portugais", no único festival europeu inteiramente consagrado à média-metragem.

O processo de selecção de obras portuguesas no Festival contou a colaboração da Agência da Curta Metragem e do Festival de Vila do Conde . Além de RESPIRAR DEBAIXO D'ÁGUA, estarão também presentes VOODOO, de Sandro Aguilar; CANÇÃO DE AMOR E SAÚDE, de Joao Nicolau; UM DIA FRIO, de Claudia Varejao; A CASA ESQUECIDA, de Teresa Garcia; ANGST, de Graça Canstanheira; ACORDAR, de Tiago Guedes & Frederico Serra; 31 de Miguel Gomes; ENTRETANTO de Miguel Gomes e NUVEM, de Basil Da Cunha

LINKS:
http://pngpictures.com/respirardebaixodagua

[12.03.12]

HEPICAT, a primeira curta-metragem de Nuno Portugal, produzida pela Persona Non Grata Pictures, está seleccionada no festival Screen Loud Film Festival, que decorre em Nova York no dia 15 de Março de 2012.
O filme tem exibição marcada para a sessão das 19h às 23h, no Anthology Film Archive.

Esta é a quinta internacionalização da curta-metragem que fala da "incomunicabilidade de dois mundos." O filme já foi exibido em festivais no Brasil, Islândia, Croácia e Macedónia.

LINKS:
www.screenloud.com/2012
http://pngpictures.com/hepicat

[11.03.12]

Estreia dia 11 de Março, o filme que António Ferreira realizou para Guimarães Capital Europeia de Cultura, uma produção da Persona Non Grata Pictures / Fundação Cidade de Guimarães.
No âmbito do programa “Histórias e Visões” da programação de cinema e audiovisual para Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 e sob o tema “Indústria do concelho de Guimarães”, “Posfácio nas Confecções Canhão” é uma sátira aos lugares comuns normalmente associados a este meio: - O empregado que não quer trabalhar, o patrão que quer explorar o funcionário, o sindicalista que quer tramar o patrão.

Num registo de comédia burlesca, “Posfácio nas Confecções Canhão” é um filme que pretende de forma divertida e descomprometida, abordar questões por vezes graves, celebrando o ditado “de que rir é o melhor remédio”

LINKS:
http://pngpictures.com/posfacio

[27.02.12]

"Uma simples fotografia e uma canção unem para sempre três personagens."

O VÔO DA PAPOILA, a segunda curta-metragem de Nuno Portugal volta a marcar presença em território estrangeiro. O filme estará em competição no Northern Wave International Film Festival 2012, que acontece de 2 a 4 de Março, em Reiquiavique, Islândia. O filme será exibido no dia 2 de Março, na sessão de abertura, dedicada à Competição internacional.

Na sequência da curta-metragem "Deus Não Quis" de António Ferreira que foi inspirado na canção popular "Laurindinha", "O Voo da Papoila" inspira-se na popular canção "Somos Livres" de Ermelinda Duarte, que foi um dos símbolos da revolução de Abril. Com fotografia de Miguel Sales Lopes, a curta-metragem conta ainda com a participação dos actores Fernando Ferrão, Filipe Costa e Fernando Taborda.

LINKS:
http://en.northernwavefestival.com/
http://pngpictures.com/voodapapoila

[24.01.12]

O Blog CinEuphoria publicou recentemente os prémios 2011. A curta-metragem "O Voo da Papoila", produzida pela PNG Pictures e realizada por Nuno Portugal, arrecadou 11 prémios nas diversas categorias:

- Top 10 do Público (foi um dos 10 filmes mais votados entre dia 1 e 12 de Janeiro)

Na secção de Cinema Português venceu:
- Banda Sonora
- Realizador de Curta-Metragem
- Actor em Curta-Metragem (Fernando Ferrão)
- Actor em Curta-Metragem (Fernando Taborda)
- Actor em Curta-Metragem (Filipe Costa)
- Curta-Metragem
- Top 10 de Cinema Português
- Top de Curtas-Metragens

E na categoria geral que tanto premeia o cinema português como as produções estrangeiras venceu ainda:
- Curta-Metragem
- Prémio Liberdade de Expressão


Ao todo "O Vôo da Papoila" venceu em 11 categorias sendo o segundo mais premiado em 2012 e também o segundo mais premiado destes três anos em que os CinEuphoria são entregues.

Links:
CinEuphoria - http://cineuphoria09.blogspot.com/
O Voo da Papoila: http://www.pngpictures.com/ovoodapapoila

[19.01.12]

Dia 23 de Janeiro, os A Jigsaw irão musicar ao vivo o filme de António Ferreira “Respirar (Debaixo de Água)”.

“Wake Up Nimas” traz ao Cinema Nimas uma nova programação para os amantes da sétima arte num espaço de referência lisboeta. No dia 23 vão juntar-se no palco do Nimas diversos artistas: João Botelho com o seu trabalho sobre Carminho, os A Jigsaw que irão musicar ao vivo o filme de António Ferreira, Respirar (Debaixo D'Água) e Noiserv que apresentará, com Paulo Dias, o projecto Sessão Dupla. Por fim, os Pinto Ferreira irão animar com a sua música a área lounge do Nimas.

[15.01.12]

A longa-metragem "Embargo", do cineasta português António Ferreira, inspirada num conto de José Saramago, integra a lista de obras candidatas aos grandes prémios da Academia Brasileira de Cinema. O filme integra a seleção de longas metragens de ficção candidatas ao Grande Prémio do Cinema Brasileiro pela facto de ser uma co-produção Portugal-Brasil-Espanha, o que "o torna tecnicamente, também, um filme brasileiro", declarou à agência Lusa o cineasta.

"É sem dúvida um motivo de orgulho e consequência do investimento que fizemos na promoção do filme no Brasil, que passou pela seleção nos dois grandes festivais (Festival do Rio e Mostra de São Paulo), e que culminou com a estreia nas salas de cinema brasileiras em dezembro passado", acrescentou.
Segundo António Ferreira, este reconhecimento "abre caminho" às suas próprias produções "neste mercado gigante e altamente competitivo", que é o Brasil.

Adiantou à agência Lusa que a sua produtora - a Persona Non Grata Pictures - inicia em abril próximo mais uma produção no Brasil, "o próximo filme de um dos realizadores brasileiros mais respeitados", Sérgio Bianchi, intitulado "Carisma Imbecil", a rodar em São Paulo.

"Embargo" está nomeado para os prémios em todas as categorias, artísticas e técnicas. Além da nomeação do filme, do diretor, António Ferreira, e dos atores principais, Cláudia Carvalho e Filipe Costa, estão indicados os "atores coadjuvantes" Pedro Diogo, Fernando Taborda e José Raposo.

"Embargo", segunda longa-metragem de António Ferreira depois de "Esquece Tudo o Que Te Disse" (2002).
Rodada em Coimbra, baseia-se no conto homónimo de José Saramago, inserido na obra "Objecto Quase".

fonte: Lusa

info: http://academiabrasileiradecinema.com.br/gp2012/filme/embargo

[03.01.12]

A PNG Pictures acaba de rodar aquele que será o próximo filme de António Ferreira. Uma encomenda de Guimarães Capital da Cultura 2012, "Posfácio nas Confecções Canhão" é uma sátira burlesca protagonizada pelo actor Pedro Diogo, contando ainda com as actrizes Custódia Gallego e Cleia Almeida entre outros.
O filme terá estreia em 2012 em Guimarães no âmbito da Capital da Cultura.

Ver Página do Filme

[02.01.12]

O Restaurante Still Is, a antiga sede da Académica, foi o local perfeito para a realização de uma tertúlia sobre a Briosa, moderada pelo Presidente da Assembleia Geral dos "estudantes", Dr. Fernando Oliveira, e que contou com a presença de vários sócios e simpatizantes do clube.

O lançamento da segunda edição, revista e actualizada, da obra "Académica - História do Futebol", de João Santana e João Mesquita, foi o tema dominante de uma tertúlia onde também foi exibido o documentário "Futebol de Causas", da autoria de Ricardo Martins.

Ver Noticia

[19.11.11]

O realizador Nuno Portugal que acaba de vencer o prémio de Melhor Curta Metragem nos Caminhos do Cinema Português com o seu mais recente filme "O VOO DA PAPOILA", tem o seu anterior filme "HEPICAT" na selecção oficial do IV Festival Internacional de Cinema de Luanda em Angola. HEPICAT conta a história de um emigrante africano em Portugal e debruça-se sobre o embate de culturas.

A outra produção da PNG que estará em representação de Portugal, é o documentário acabado de estrear "DAS 9 ÀS 5" realizado por Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda. Este filme aborda a questão laboral dos trabalhadores da industria do sexo em Portugal, em que os realizadores acompanharam estes protagonistas ao longo de dois anos.

Estas duas produções da Persona Non Grata Pictures estão entre os sete filmes portugueses seleccionados para este festival.

www.pngpictures.com/hepicat
www.pngpictures.com/das9as5

[17.11.11]

"O VOO DA PAPOILA" de Nuno Portugal, arrebatou o prémio de melhor curta-metragem da XVIII edição dos Caminhos do Cinema Português que hoje termina. A segunda curta-metragem de Nuno Portugal já viajou por uma dezena de festivais internacionais em cinco países. É o segundo prémio que conquista.

Na sequência da curta-metragem "Deus Não Quis" de António Ferreira que foi inspirado na canção popular "Laurindinha", "O Voo da Papoila" inspira-se na popular canção "Somos Livres" de Ermelinda Duarte, que foi um dos símbolos da revolução de Abril.

http://www.caminhos.info/

[18.10.11]

Três Filmes. Três Festivais. A Persona Non Grata continua a promover o cinema português.

Ainda em participação no Festival Internacional de Ourense em Espanha, O VÔO DA PAPOILA, a segunda curta-metragem de Nuno Portugal volta a ser seleccionada em dois festivais. O filme estará em competição no FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora, que acontece de 18 a 30 de Outubro, em Évora e no CORTEX - Festival de Curtas-metragens de Sintra, de 27 a 30 de Outubro.
Na sequência da curta-metragem "Deus Não Quis" de António Ferreira que foi inspirado na canção popular "Laurindinha", "O Voo da Papoila" inspira-se na popular canção "Somos Livres" de Ermelinda Duarte, que foi um dos símbolos da revolução de Abril. Com fotografia de Miguel Sales Lopes, a curta-metragem conta ainda com a participação dos actores Fernando Ferrão, Filipe Costa e Fernando Taborda.

EXIBIÇÕES:
Fórum Cultural Transfronteiriço do Alandroal: 19/10/2011, 21h30
Auditório da Universidade de Évora - Colégio Espírito Santo: 29/10/2011, 18h00

Teatro Reflexo - Sintra: 27/10/2011, 21h30

DEUS NÃO QUIS, uma das curtas-metragens de António Ferreira mais premiada nacional e internacionalmente e EMBARGO, que estreou o ano passado nas salas portuguesas, estão também seleccionadas para o 23º Festival de Cinema Europeu, que acontece em Lima (Perú), de 26 de Outubro a 16 de Novembro. Trata-se de um certame já carismático, onde participam vários países europeus.

Links:
http://www.fikeonline.net/2011/pt/
http://festivalcortex.com
http://pngpictures.com/voodapapoila
http://embargo-movie.com
http://pngpictures.com/deusnaoquis

[12.10.11]

O VÔO DA PAPOILA, a segunda curta-metragem de Nuno Portugal está seleccionada em mais dois festivais europeus. Com exibições em dias consecutivos, a curta-metragem estará presente no 16 º Festival de Cine Internacional de Ourense (Espanha), que decorre entre os dias 14 e 23 de Outubro de 2011, e no CYPRUS INT'L FILM FESTIVAL 2011 (Chipre), de 30 de Setembro a 17 de Outubro.

EXIBIÇÕES:
Ourense: 14/10/2011, 20h00, Cinebox Sala 7
Cyprus: 15/10/2011, 19h30, CienStudio

Premiado no Festival de Avanca com uma Menção Honrosa do Júri Internacional, o filme conta agora com a primeira exibição em terras espanholas, contando com mais exibições em território nacional ainda este mês.

Na sequência da curta-metragem "Deus Não Quis" de António Ferreira que foi inspirado na canção popular "Laurindinha", "O Voo da Papoila" inspira-se na popular canção "Somos Livres" de Ermelinda Duarte, que foi um dos símbolos da revolução de Abril. A curta-metragem conta ainda com a participação dos actores Fernando Ferrão, Filipe Costa e Fernando Taborda.

Links:
http://www.ouff.org/
http://www.cyprusfilmfestival.org/
http://pngpictures.com/voodapapoila

[3.10.11]

O VOO DA PAPOILA, a segunda curta-metragem de Nuno Portugal foi seleccionada para o Shnit International Shortfilm festival 2011, que decorre entre os dias 5 e 9 de Outubro de 2011, simultaneamente em Berna, Cidade do Cabo, Colónia, San José, Singapura e Viena. O filme será exibido no dia 6, às 23h00 no Stadttheater 2 e no dia 8, às 21h00 no Kornhaus, em Berna.

Premido no Festival de Avanca com uma Menção Honrosa do Júri Internacional, o filme já passou pelo Brasil e será exibido em Espanha ainda este ano.

Na sequência da curta-metragem "Deus Não Quis" de António Ferreira que foi inspirado na canção popular "Laurindinha", "O Voo da Papoila" inspira-se na popular canção "Somos Livres" de Ermelinda Duarte, que foi um dos simbolos da revolução de Abril.. A curta-metragem conta ainda com a participação de actores de renome, como, Fernando Ferrão, Felipe Costa e Fernando Taborda.

LINKS:
http://www.avanca.com/
http://pngpictures.com/voodapapoila.htm
l

[26.09.11]

HEPICAT, a primeira curta-metragem, produzida da Persona Non Grata Pictures, está seleccionada no festival 8th Naoussa International Film Festival, que decorre em Naoussa (Macedónia), entre os dias 29 de Setembro e 2 de Outbro de 2011.

O filme tem exibição marcada para dia 30 de Setembro, às 16h15, na Sala 1 do espaço do festival.

Esta é a quarta internacionalização da curta-metragem que fala da "incomunicabilidade de dois mundos."
O filme já foi exibido em festivais no Brasil, Islândia e Croácia.


LINKS:
http://www.niff.gr/en/
http://pngpictures.com/hepicat


[22.07.11]

O VOO DA PAPOILA, a segunda curta-metragem de Nuno Portugal foi seleccionada para o Festival de AVANCA 2011. O filme será exibido hoje, dia 22, pelas 18h e esta é a estreia oficial da curta-metragem.

O Voo da Papoila, que tem como base a célebre música "Somos Livres", de Ermelinda Duarte, tem assim a sua première em territórrio nacional.
A curta-metragem conta ainda com a participação de actores de renome, como, Fernando Ferrão, Felipe Costa e Fernando Taborda.

LINKS:
http://www.avanca.com/
http://pngpictures.com/voodapapoila.html


SELECÇÕES OFICIAIS
Avanca 2011


[29.06.11]

EMBARGO, a longa-metragem de António Ferreira a partir da obra de José Saramago, está selecionada em mais um festival internacional "FANTASPOA 2011 - VII Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre" que decorre entre os dias 1 e 17 de Julho em Porto Alegre, Brasil. O filme tem exibição marcada para o dia 12 e 17 de Julho, na Sala Eduardo Hirtz.

http://www.fantaspoa.com

Com estreia comercial agendada para final de Agosto nas salas Brasileiras e depois da seleção no Festival do Rio de Janeiro e na Mostra de São Paulo, "Embargo" regressa ao nosso país irmão.
Desde Setembro de 2010, este é o 20º festival internacional em que EMBARGO é selecionado em cerca de 10 países. Está editado em DVD desde Fevereiro e teve a sua primeira exibição televisiva nos Canais Telecine em Maio de 2011 continuando com exibições regulares até 2012.

sites oficiais:
www.embargo-movie.com
www.pngpictures.com/embargo
www.cinemaportuguesonline.com


[24.05.11]

FUTEBOL DE CAUSAS, de Ricardo Martins e produzido pela Persona Non Grata Pictures, foi visto no passado dia 19 de Maio na RTP por 490.300 espectadores com um share de 13,5%. Foi o 4º programa mais visto na RTP nesse dia.

FDC relata a Crise Académica de 69 e de como a equipa de futebol de solidarizou com a luta política dos estudantes, que culminou com a maior contestação de sempre ao regime na final da Taça de Portugal entre o Benfica e a Académica, no estádio do Jamor.

Está disponível online numa edição especial com a versão integral de 70', bem como mais de 50 minutos de extras com entrevistas e material não incluído na versão final do filme.

LOJA ONLINE (portes grátis para Portugal)
www.cinemaportuguesonline.com


[16.05.11]

FUTEBOL DE CAUSAS, o documentário do realizador Ricardo Antunes Martins produzido pela Persona Non Grata Pictures (antiga Zed Filmes), vai estrear na RTP1 em prime-time este mês. O documentário têm exibições marcadas para os dias 19 de Maio (RTP1) - 21h00 e 27 de Maio (RTPi e RTPi Ásia) às 23h15.

Este filme que estreou no DocLisboa 2009, relata na primeira pessoa a Crise Académica de '69 e de como a equipa de futebol de solidarizou com a luta política dos estudantes, que culminou com a maior contestação de sempre ao regime de Salazar na final da Taça de Portugal entre o Benfica e a Académica, no estádio do Jamor. A titulo de comemoração deste dia, a RTP exibe FUTEBOL DE CAUSAS alguns dias antes da final da Taça de Portugal de 2011.

Está editado em DVD desde o final de Fevereiro, disponível em http://www.cinemaportuguesonline.com

sites oficiais:
www.futeboldecausas.com
www.pngpictures.com/futeboldecausas


[25.02.11]

EMBARGO, a longa-metragem de António Ferreira a partir da obra de José Saramago, exibida em Setembro nos cinemas portugueses, está selecionada no Festival "10th SANTA CRUZ FILM FESTIVAL", que decorre entre os dias 5 e 14 de Maio em Santa Cruz da Califórnia.
O filme tem exibições marcadas para o 12 de Maio.

Depois de passar por Austin e Chicago, EMBARGO volta a ser seleccionado num importante festival nos EUA.
Desde Setembro de 2010, este é o 14º festival internacional em que EMBARGO é seleccionado em cerca de 10 países.
Está editado em DVD desde o final de Fevereiro e terá a sua primeira exibição televisiva nos Canais Telecine a 23 de Maio de 2011.

sites oficiais:
www.embargo-movie.com
www.pngpictures.com/embargo


Links:
www.santacruzfilmfestival.org


[25.02.11]

EMBARGO, realizado por António Ferreira a partir da obra homónima de José Saramago, será editado em DVD a 26 de FEVEREIRO de 2011. Uma edição de coleccionador com 2 discos, com mais de uma hora de extras, onde se pode encontrar o mockumentary "Embargado", os spots do Homem do Bussaco e Renato (da equipa do Bruno Aleixo) ou ainda imagens inéditas das filmagens originais de "Embargo" efectuadas por António Ferreira em 1994.

Esta edição especial conta ainda com um conteúdo completamente inédito em Portugal, que é uma versão do filme optimizada para iPhone e iPad, ficheiro que pode ser copiado do dvd para um destes dispositivos.

Esta dupla edição estará disponível a partir de 26 de Fevereiro na loja online www.cinemaportuguesonline.com que oferece os portes de envio, bem como nas lojas FNAC e ALMEDINA em todo o país.

Desde que estreou nos cinemas em Setembro de 2010, EMBARGO já viajou por todo o mundo em diversos festivais de cinema.
Estreando-se na selecção oficial do Fantasporto 2010, Montreal World Film Festival 2010 (Canadá), Festival do Rio (Brasil), Lund International Fantastic Film Festival (Suécia), 15 Festival de Cine Internacional de Ourense (Espanha), Festival de Cine Latinoamericano y Caribeño de Margarita 2010 (Venezuela), 17th Annual Austin Film Festival (USA), Cimameriche Film Festival e Festival Les Reflets 2011 (França), Chicago Latino Film Festival 2011 (USA).

mais info:
www.pngpictures.com/embargo
www.embargo-movie.com


[11.11.10]

Quatro produções da PERSONA NON GRATA PICTURES nos XVII CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS, na secção competitiva.

EMBARGO é uma adaptação da obra homónima de José Saramago, do realizador António Ferreira.

HEPICAT, realizado por Nuno Portugal e escrito por Miguel Rosa (autor de Deus Não Quis).

FUTEBOL DE CAUSAS, documentário com 70 minutos, escrito e realizado por Ricardo Antunes Martins.

EMBARGADO é uma curta-metragem de ficção escrita, realizada e editada por Leandro Silva.

EXIBIÇÃO DOS FILMES NOS XVII CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS:
EMBARGO • Novembro 14, 22h00 • TAGV • Secção Competitiva
HEPICAT • Novembro 15, 17h30 • TAGV • Secção Competitiva
FUTEBOL DE CAUSAS • Novembro 18, 17h30 • TAGV • Secção Competitiva
EMBARGADO • Novembro 19, 17h30 • TAGV • Secção Competitiva

[04.11.10]

Três produções da PERSONA NON GRATA PICTURES na Mostra Nacional de Curtas-Metragens S. João da Madeira.

EL JUSTICIERO, escrito e realizado por Tiago Sousa.

INTERVALO escrito e realizado por Luís Manuel Almeida , vai ser exibido no último dia do festival.

HEPICAT, realizado por Nuno Portugal e escrito por Miguel Rosa (autor de Deus Não Quis), vai ser exibido no último dia do festival.


EXIBIÇÃO DO EL JUSTICIERO NA MOSTRA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS S. JOÂO DA MADEIRA:
Novembro 04, noite • Dia 1

EXIBIÇÃO DO INTERVALO NA MOSTRA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS S. JOÂO DA MADEIRA:
Novembro 06, noite • Dia 3

EXIBIÇÃO DO HEPICAT NA MOSTRA NACIONAL DE CURTAS-METRAGENS S. JOÂO DA MADEIRA:
Novembro 06, noite • Dia 3

[02.11.10]

Duas produções da PERSONA NON GRATA PICTURES no Faial Filmes Fest.

HEPICAT, realizado por Nuno Portugal e escrito por Miguel Rosa (autor de Deus Não Quis), vai estar em competição nesta edição do festival.

EMBARGO de António Ferreira, vai ser exibido no último dia do festival em sessão especial, com a presença do realizador.


EXIBIÇÃO DO HEPICAT NO FAIAL FILM FESTIVAL:
Novembro 01, 21:30 • Sessão de Competição II • Auditório Biblioteca Pública e Arquivo Regional JJG

EXIBIÇÃO DO EMBARGO NO FAIAL FILM FESTIVAL:
Novembro 07, 16:00 • Sessão Especial • Cine Teatro Faialense

[22.10.10]

EMBARGO vai estar presente no AUSTIN FILM FESTIVAL - USA, na categoria "Narrative Feature Competition".


EMBARGO de António Ferreira (83'). PORTUGAL, BRASIL, ESPANHA. Falado em português. Legendas em português.
Classificação: + 12 anos.



EXIBIÇÕES NO AUSTIN FILM FESTIVAL - USA:
Outubro 22, 18:00 • Alamo Ritz 1
Outubro 24, 21:30 • Arbor

[18.10.10]

EMBARGO vai estar presente na 34ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO - BRASIL.


EMBARGOde António Ferreira (83'). PORTUGAL, BRASIL, ESPANHA. Falado em português. Legendas em português.
Classificação: + 12 anos.



EXIBIÇÕES NA 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo:
Outubro 26, 20:20 • ESPAÇO UNIBANCO 3 • Sessão: 449 (Terça)
Outubro 27, 14:40 • RESERVA CULTURAL 1 • Sessão: 551 (Quarta)
Novembro 03, 16:20 • UNIBANCO ARTEPLEX 5 • Sessão: 1229 (Quarta)

[08.10.10]

EMBARGO vai estar presente no Festival de Cine Latinoamericano y Caribeño de Margarita - Venezuela, onde é um dos 8 filmes em competição na secção de primeiras obras, começou ontem 7 de Outubro. O realizador e produtora do filme estão presentes no festival.


EMBARGO é uma adaptação da obra homónima de José Saramago e estreou no dia 30 de Setembro nas salas portuguesas.



EXIBIÇÕES NO Festival de Cine Latinoamericano y Caribeño de Margarita - Venezuela:
Outubro 8, 10:30 • Festival de Cine Latinoamericano y Caribeño de Margarita
Outubro 10, 10:30 • Festival de Cine Latinoamericano y Caribeño de Margarita

[01.10.10]

SALAS DE EXIBIÇÃO DO EMBARGO A PARTIR DE 30 DE SETEMBRO:
L I S B O A :

Amoreiras - Sala VIP 2 - 13h15 | 15h40 | 18h10 | 21h00 | 23h10 |
Colombo - Sala 9 - 13h30 | 15h40 | 18h10 | 21h25 | 23h45 |
Alfragide / Alegro - 13h50 | 18h20 | 20h05 | 22h05 | 23h50|
Campo Pequeno Praça de Touros - 18h10 | 20h20 | 22h05 |
Monumental / Saldanha - 13h50 | 15h50 | 17h50 | 19h50 | 21h50 | 00h20|
S I N T R A : Beloura Shopping - 15h45 | 19h30 | 23h50 |
A L M A D A : Almada Fórum - Sala 9 - 13h05 | 15h15 | 17h30 | 21h55 | 00h05|
L E I R I A : Cinema City Leiria - 20h05 | 22h15 | 00h10 |
C O I M B R A : Dolce Vita Coimbra - 14h10 | 16h10 | 18h30 | 21h10 | 23h40 |
A V E I R O : Forum Aveiro - Sala 3 - 14h20 | 16h35 | 18h50 | 21h10|
P O R T O :
NorteShopping - Sala 6 - 14h00 | 16h10 | 18h10 | 21h00 | 23h30 |
Dolce Vita Porto - Sala VIP 2 - 14h00 | 16h20 | 18h45 | 21h00 | 23h50|
B R A G A : Braga Parque - Sala 8 - 13h50 | 16h30 | 18h40 | 21h10 | 23h30|
V I S E U : Fórum Viseu - 13h50 | 15h50 | 17h50 | 19h50 | 22h00|
V I L A R E A L : Dolce Vita Douro - SALA 3 - 14h00 | 16h20 | 18h30 | 21h00 |

[21.09.10]

EMBARGO vai estar presente em selecção oficial na próxima edição do LUND INTERNATIONAL FANTASTISK FILM FESTIVAL.


EMBARGO é uma adaptação da obra homónima de José Saramago e estreia no próximo 30 de Setembro nas salas portuguesas.



EXIBIÇÕES NO LUND INTERNATIONAL FANTASTISK FILM FESTIVAL:
Setembro 25, 14:30 • Cinema Kino 1 • Lund International Fantastisk Film Festival

[14.09.10]

EMBARGO vai estar presente em selecção oficial na próxima edição do 15º FILM FESTIVAL DE CINE INTERNACIONAL DE OURENSE, na secção PERLAS DE LONGAMETRAXE.


EMBARGO é uma adaptação da obra homónima de José Saramago e estreia no próximo 30 de Setembro nas salas portuguesas.


EXIBIÇÕES NO 15 FESTIVAL DE CINE INTERNACIONAL DE OURENSE:
Outubro 04, 17:00 • Film Festival de Cine Internacional de Ourense
Outubro 05, 20:00 • Film Festival de Cine Internacional de Ourense
Outubro 08, 23:00 • Film Festival de Cine Internacional de Ourense

[30.08.10]

EMBARGO vai estar presente em selecção oficial na próxima edição do Montreal World Film Festival, na secção FOCUS ON WORLD CINEMA (America, Europe, Asia, Africa, Oceania).
António Ferreira já havia sido seleccionado anteriormente em Montreal com a curta-metragem DEUS NÃO QUIS, que esteve no final do ano passado em exibição nos cinemas.

EMBARGO é uma adaptação da obra homónima de José Saramago e estreia no próximo 30 de Setembro nas salas portuguesas.

EXIBIÇÕES NO MONTREAL WORLD FILM FESTIVAL:
Setembro 02, 10:20 • CINÉMA QUARTIER LATIN 14 • L14.02.1 • s.t.f.
Setembro 03, 21:50 • CINÉMA QUARTIER LATIN 14 • L14.03.6 • s.t.f.
Setembro 05, 19:30 • CINÉMA QUARTIER LATIN 14 • L14.05.5 • s.t.f.

[22.06.10]


"Cada dia que nasce é o primeiro para uns
e será o último para outros e que,
para a maioria, é só um dia mais."

José Saramago, 1922 - 2010

[29.04.10]


A Zed Filmes - Curtas e Longas mudou de nome para Persona Non Grata Pictures - PNG Pictures.
A alteração do nome foi acompanhada pela mudança de instalações, que agora se encontram em Casconha, Cernache.

Para Persona Non Grata Pictures a internacionalização é o grande objectivo.

[29.01.10]

futcausas

EMBARGO é a nova longa metragem de António Ferreira, uma adaptação da obra homónima de José Saramago. Esta co-produção entre Portugal, Espanha e Brasil, produzida pela Persona Non Grata Pictures, vai estar em competição na próxima edição do Fantasporto 2010, com exibição prevista para 3 de Março.

Protagonizada pelo actor Filipe Costa (músico dos Sean Riley & the Slowriders) que se apresenta ao grande público com um desempenho memorável, este filme conta ainda com as representações de Cláudia Carvalho, José Raposo, Pedro Diogo, Fernando Taborda, entre outros.

Nas palavras do realizador António Ferreira, "EMBARGO é uma comédia dramática, ou um drama em tom de comédia, como preferirem...", dado que este filme aborda uma temática séria num registo extremamente irónico.

www.pngpictures.com/embargo

www.fantasporto.com

[19.10.09]

futcausas

Estreia em selecção oficial no Doclisboa 2009, o documentário "Futebol de Causas" de Ricardo Martins, produzido pela Persona Non Grata Pictures.

Futebol de Causas representa a rampa de lançamento da revolução de Abril e a forma como os estudantes se insurgiram contra o Regime e agitaram um país silenciado pela censura, amordaçado pela PIDE e que chorava as mortes do ultramar. Dentro de campo a Académica dos estudantes, era a face mais visível dos valores e das convicções de um país ignorante do que se passava ao nível da contestação estudantil. Cada pontapé na bola era um pontapé no regime.

Ricardo Antunes Martins dá-nos uma visão inédita da briosa e do imaginário coimbrão com base nas crises académicas e no papel desempenhado pelos jogadores de futebol da Académica. Os actores deste filme são os seus protagonistas históricos, dentro e fora de campo, destacando-se Alberto Martins, Presidente da Associação Académica de Coimbra em 1969, Celso Cruzeiro, dirigente associativo ou os jogadores Mário Wilson, José Belo ou os irmãos Mário e Vitor Campos.

A estreia está marcada para Terça-Feira dia 20 de Outubro às 21.30, com repetição no dia 24 de Outubro, sempre no cinema São Jorge em Lisboa, no âmbito do festival DocLisboa.

www.pngpictures.com/futeboldecausas

 

[13.10.09]

deusnaoquisodiadasaia

A internacionalmente premiada curta-metragem "DEUS NÃO QUIS" realizada por António Ferreira e produzida pela Persona Non Grata Pictures, vai estrear nas salas de cinema no próximo dia 15 de Outubro, juntamente com o filme "O DIA DA SAIA" protagonizado por Isabelle Adjani.

Deus Não Quis é baseado na dramatização dos versos da canção popular LAURINDINHA. É a historia de RAMIRO, um rapaz novo, que parte para a Guerra; do seu regresso e do desencontro com o amor da sua vida - LAURINDA.

Depois de ter participado em mais de 30 festivais internacionais e arrecadar treze prémios (entre os quais dois do público), o filme chega agora ao público português em circuito comercial.

O filme estará inicialmente em exibição em:
LISBOA : Corte Inglês, Amoreiras, Alvalade e Oeiras
PORTO : Arrábida Shopping e Dolce Vita




BUY THIS FILM (DVD)

createspace

 

[30.07.09]

embargo

Arranca em Agosto a rodagem daquele que será a próxima longa metragem de António Ferreira intitulado "EMBARGO". Trata-se de uma adaptação da história homónima de José Saramago, que será protagonizada pelos actores Filipe Costa, Cláudia Carvalho e Pedro Diogo.
O argumento ficou a cargo de Tiago Sousa. O filme deverá chegar às salas na primeira metade de 2010.

Mais info : Embargo


[09.06.09]


"EL JUSTICIERO", filme realizado por Tiago Sousa e protagonizado por J.P. Simões, foi seleccionado em competição para o Festival de Vila do Conde, onde vai ter a sua estreia nacional.

Mais info: El Justiciero
info sobre o festival: info



[17.03.08]


Esta quinta-feira, 16 de Abril na Corunha - Espanha, teve lugar a apresentação da rodagem do filme RETORNOS, realizada por Luis Avilés e produzida pela produtora espanhola Vaca Films, em co-produção com a produtora portuguesa Persona Non Grata Pictures (dirigida por António Ferreira), Patagonik Film Group (Argentina) e Televisão da Galiza. O filme conta com a colaboração de ICAA, Consellería de Cultura e Deporte, ICA - Portugal, Ibermedia, IGAPE e Programa Media.

Retornos é um thriller de suspense, com guião de Alejandro Hernández e argumento de David Pérez e do próprio Luis Avilés.

RETORNOS conta com um elenco encabeçado por Xavier Estévez, Manuela Vellés, Emilio Gutiérrez Caba, Solange Freitas, María Bouzas, Xosé Manuel Olveira “Pico”, Yoima Valdés, Antonio Durán “Morris”, com a participação das portuguesas Solange Freitas e Mina Andala.

A rodagem em 35 mm, começa a 20 de Abril e terá lugar, principalmente, na cidade da Corunha e sua comarca. A estreia está prevista para o final de 2009.

Mais info:
www.pngpictures.com/retornos
www.vacafilms.com



[22.10.08]


"DEUS NÃO QUIS", realizado por António Ferreira foi premiado no festival europeu GRAND OFF - EUROPEAN FILM AWARDS, na categoria de MELHOR MONTAGEM. Este festival distingue as melhores produções cinematográficas da Europa nas mais diversas categorias.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu em Varsóvia no dia 29 de Novembro.


Mais info : Deus Não Quis
info sobre os festivais: http://www.grandoff.eu/




[22.10.08]

Ainda em Novembro "DEUS NÃO QUIS" está seleccionado em mais três festivais internacionais, em Seoul, na Coreia do Sul, vai participar do 6th Asiana International Short Film Festival, na Noruega vai participar 10th WT Os International Film Festival e em França no 25e Festival du Cinema d'Ici et d'Alleurs - Sainte Livrade sur Lot. O filme vai estar em competição em todos os festivais.

Desde a sua estreia em Setembro de 2007 no festival de Montreal, "Deus Não Quis" já foi seleccionado em mais de 20 festivais, tendo conquistado 11 prémios internacionais, entre os quais 2 prémios do público.

Mais info : Deus Não Quis

info sobre os festivais:
http://www.grandoff.eu/
http://www.aisff.org/
http://www.wt-festivalen.no/
http://www.lutopie.org/




[22.10.08]


"INTERVALO" e "EL JUSTICIERO" são as mais recentes curtas metragens produzidas pela Persona Non Grata Pictures, que foram rodadas neste mês de Julho.

"EL JUSTICIERO", realizada por Tiago Sousa, conta a história de uma família de classe média no meio de um processo de separação, sendo protagonizado por João Paulo Simões, mais conhecido pela sua carreia como músico a solo e em projectos como Quinteto Tati e Belle Chase Hotel.
O filme conta ainda com a participação dos actores Isabel Abreu e Sérgio Gomes. O papel do filho do casal é interpretado pelo Conimbricense Marcos Freitas que foi "descoberto" nas escolas da região.

"INTERVALO" é uma curta metragem realizada por Luís Manuel Almeida e conta a história de um momento de cor na vida a preto e branco de duas pessoas vizinhas. O filme é protagonizado pela actriz Catarina Lacerda.

Ambos os filmes estarão concluidos no último trimestre de 2008.

Mais info :
Intervalo
El Justiciero




[26.05.08]


"Deus Não Quis", curta metragem realizada por António Ferreira foi mais uma vez duplamente premiada num festival, desta vez nos XV Caminhos do Cinema Português. O filme foi distinguido com o Prémio de Melhor Filme pelo Júri da Imprensa e com o Grande Prémio do Festival atribuido pelo Júri Oficial. Este é o 11º prémio que o filme recebe desde a sua estreia em Setembro de 2007.

JÚRI OFICIAL
Grande Prémio do Festival
"pela forma cinematograficamente belíssima com que conta uma história de amor trágica, com uma excelente desenvoltura narrativa, numa concepção global da obra que considera dignificar o Cinema Português."

JÚRI IMPRENSA
Prémio de Imprensa
“pois a narrativa desenrola-se sem qualquer diálogo, apostando na emotividade visual, reforçando deste modo o tema da separação e do reencontro ansiado por ambas as personagens.”

site do festival : http://www.caminhos.info/
página do filme : Deus Não Quis




[19.05.08]


"Deus Não Quis", curta metragem realizada por António Ferreira e produzida pela Persona Non Grata Pictures, foi premiada em Badajoz no 14º Festival Ibérico de Cinema, tendo recebido o Prémio do Público. Este é o 9º prémio que o filme recebe (o 2º do público), após ter passado por uma quinzena de festivais.

O 14º Festival Ibérico de Cinema, decorreu de 14 a 18 de Maio na cidade de Badajoz em Espanha. O objectivo deste festival tem sido o de mostrar a cada ano o que de melhor se faz nos dois lados da fronteira, exibindo curtas metragens exclusivamente Portuguesas e Espanholas.

site do festival : www.festivaldecine.com
página do filme : Deus Não Quis




[06.05.08]


A curta metragem PAGO PARA VER realizada por Luís Manuel Almeida e produzida pela Persona Non Grata Pictures, é um dos 24 filmes seleccionados no mundo inteiro, para fazer parte do PANGEA DAY, evento cinematográfico à escala planetária que acontecerá no próximo dia 10 de Maio, onde serão exibidos em simultâneo todos os filmes em vários locais do mundo: cinemas, televisão, internet e telefones móveis; cobrindo literalmente toda a área do planeta terra.

O PANGEA DAY foi idealizado pela documentarista Jehane Noujaim e é apadrinhado por celebridades como Bob Geldof, Paul Simon, Cameron Diaz, Meg Ryan entre muitos outros.

PAGO PARA VER é um dos 24 filmes seleccionados, após mais de 2.500 filmes submetidos oriundos de mais de 100 países, que segundo a organização, foi seleccionado pela sua mensagem humanista e de tolerância.

O Pangeaday será exibido em ecrans gigantes ao ar livre nas cidades de Los Angeles, Londres, Cairo, Rio de Janeiro, Kigali e Mubai, em cerca de 20 canais de televisão cobrindo mais de uma centena de países nos cinco continentes, através de streaming na internet em canais parceiros do evento como o Youtube, Myspace, em telemóveis (Nokia Mobile) e em mais de 1.500 sessões publicas e privadas.

site oficial : www.pangeaday.org
filme: Pago Para Ver




[24.04.08]


A mais recente curta metragem de António Ferreira "Deus Não Quis", foi duplamente premiada no Cyprus International Short Film Festival, tendo sido galardoada com o Grande Prémio do Festival para Melhor Filme de Ficção e o Prémio de Melhor Actriz atribuido a Catarina Lacerda. O filme estava ainda nomeado para Melhor Fotografia.

Este é o oitavo prémio atribuido a este filme desde a sua estreia no Festival de Montreal em Setembro de 2007.

O Cyprus International Short Film Festival decorreu na capital Nicósia, após uma selecção de mais de 300 filmes oriundos de 39 países diferentes. O júri internacional foi constituido por Panicos Chrysanthou (realizador), Dervis Zaim (argumentista), Simon Ostrovsky (realizador) e Demet Evgar (actriz).

mais info sobre o filme: Deus Não Quis




[17.03.08]

DEUS NÃO QUIS, realizado por António Ferreira foi duplamente premiado no FAMAFEST 2008, tendo recebido o "Prémio Ficção Jovem" do Júri Oficial, que era composto por Fernando Lopes (Presidente), Otelo Saraiva de Carvalho (Portugal), Uxia Blanco (Actriz, Espanha), Anxo Santomil (Cineclubista), Maria das Graças (Actriz, Brasil), Joaquim Rosa (Actor, Portugal) e Walter Hugo Mãe (Escritor, Portugal).

O filme recebeu ainda o "Prémio de Melhor Curta-Metragem" atribuida pelo Júri Jovem do Festival.




[13.03.08]

Os filmes PAGO PARA VER de Luís Manuel Almeida e DEUS NÃO QUIS de António Ferreira, estão selecionados para o Cyprus International Short Film Festival a decorrer no Chipre em Abril de 2008, onde vão estar em competição.

PAGO PARA VER está nomeado na categoria de Melhor Argumento e DEUS NÃO QUIS está nomeado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Fotografia (Paulo Ares) e Melhor Actriz (Catarina Lacerda).

Ambos os filmes vão estar igualmente em competição no 5th Naoussa International Short Film and Video Festival, de decorrer na Grécia de 8-11 Maio de 2008.




[21.02.08]

DEUS NÃO QUIS, foi seleccionado para o 32º Festival Internacional de Cinema de Cleveland, no Estados Unidos da América, bem como para o 2008 Elliot Rocke Mudfest na Australia, estando em competição em ambos os festivais.

Outras quatro produções da Persona Non Grata Pictures vão estar presentes em dois festivais nos mês de Março. No FANTASPORTO 2008 vão estar DEUS NÃO QUIS, PAGO PARA VER e DÉJÀ VÚ e no FAMAFEST 2008 vão estar presentes e em competição HUMANOS - A VIDA EM VARIAÇÕES, DEUS NÃO QUIS e POETICAMENTE EXAUSTO, VERTICALMENTE SÓ.




[05.11.07]

DEUS NÃO QUIS, filme realizado por António Ferreira foi o grande vencedor da 3ª Edição do Faial Filmes Fest tendo conquistado o grande prémio do festival e o prémio do público. Outra produção da Persona Non Grata Pictures - ROCKUMENTÁRIO de Sandra Castiço, foi distinguida pelo júri com uma menção honrosa. Palmarés completo aqui

No 5º BRAGACINE foram distinguidas mais 3 produções da PNGPICTURES.

PAGO PARA VER de Luís Manuel Almeida com o Prémio Melhor Realizador Jovem Europeu, ROCKUMENTÁRIO com o Prémio de Melhor Curta Metragem e ainda o videoclip DRIVE dos Blind Zero com o prémio de melhor videoclip.




[03.10.07]

"POETICAMENTE EXAUSTO, VERTICALMENTE SÓ", documentário realizado pela jornalista LUÍSA MARINHO, vai estrear na próxima edição do DOCLISBOA 2007, tendo sido seleccionado para a secção competitiva nacional deste festival.

Este filme traça o percurso do poeta José Bação Leal até à guerra do ultramar e foi filmado ao longo de 5 anos junto dos seus amigos mais próximos e familiares.

Mais info : Poeticamente Exausto, Verticalmente Só



[28.06.07]

O último filme do realizador António Ferreira "DEUS NÃO QUIS", foi seleccionado para a competição do 31º Montreal World Film Festival. O filme estará em competição na secção "Festival des Films Monde" onde terá a sua estreia mundial.

(+ info)




[14.05.07]

O filme ROCKUMENTÁRIO realizado pela estreante Sandra Castiço, foi triplamente premiado na última edição dos VII Encontros de Viana.

ROCKUMENTÁRIO foi galardoado com os prémios PrimeirOlhar/Júri Oficial, com uma Menção Honrosa atribuída pela Federação Portuguesa de Cineclubes e Federación de Cineclubes de Galicia e com o Prémio PrimeirOlhar/GTC (atribuído por GTC – Sistemas Digitais de Vídeo).




[10.05.07]

DEUS NÃO QUIS

A nova curta metragem de António Ferreira "DEUS NÃO QUIS", rodado em Fevereiro passado na zona da Lousã, já se encontra finalizado e terá estreia para breve. Enquanto não estreia, está disponível no site da pngpictures, a banda sonora do filme da autoria de Luis Pedro Madeira, para download (legal e gratuito), para terem um gostinho do ambiente do filme.




[29.04.07]

O Documentário "HUMANOS - A VIDA EM VARIAÇÕES" realizado por António Ferreira foi distinguido na última edição do Festival de Cinema "Caminhos do Cinema Português", com uma Menção Honrosa do Júri na categoria de "Melhor Documentário".




[05.02.06]

É já em Fevereiro que começa a rodagem do próximo filme de António Ferreira, intitulado "Deus Não Quis".

Trata-se de uma curta metragem, escrita por Miguel Triantafillo, inspirada na música popular "Laurindinha", que tal como a letra da música retrata, conta-nos a história de um jovem casal apaixonado, que se vê separado com a partida do rapaz para a guerra. O filme será rodado numa aldeia da serra da Lousã, na região de Coimbra, retratando um meio rural em Portugal na década de 70.

O filme será protagonizado por Fernando Delfim Duarte e Catarina Lacerda, actores que foram encontrados ao longo do casting que a Persona Non Grata Pictures lançou através da internet nos últimos meses. A fotografia do filme será da responsabilidade de Paulo Ares. A música original do filme será composta por Luís Pedro Madeira.

(+ info)




[01.12.06]

Sai no próximo dia 4 de Dezembro o tão aguardado DVD dos HUMANOS ao vivo no Coliseu dos Recreios em Lisboa. Totalmente produzido pela Persona Non Grata Pictures, esta edição de luxo contém, para além do espectáculo no Coliseu, os videoclips da banda e um documentário realizado por António Ferreira - "HUMANOS - A VIDA EM VARIAÇÕES", que nos leva por uma viagem aos bastidores desta banda que teve um sucesso fora do comum com os temas inéditos de António Variações. Sairá ainda uma edição especial com 3 discos, contendo o CD áudio do concerto, DVD do espectáculo no Coliseu e 1 DVD bónus com o concerto no Sudoeste.




[15.11.06]

Está finalmente editado em DVD os dois filmes realizados por António Ferreira, numa edição de luxo com dois discos recheados de extras. Esta edição inclui a longa metragem "Esquece Tudo O Que Te Disse" e a premiada média metragem "Respirar Debaixo d'Água", bem como uma série de extras de ambos os filmes: cenas apagadas, comentários áudio do realizador e actores, cartazes alternativos, making of de ambos os filmes e muito mais.

Esta edição foi uma produção da Persona Non Grata Pictures para a LUSOMUNDO.

(+ info)




[21.03.06]

"ROCKUMENTÁRIO", o documentário sobre a banda rock Conimbricense BUNNYRANCH, com realização da estreante SANDRA CASTIÇO e produção da Persona Non Grata Pictures, está seleccionado para a competição oficial do INDIELISBOA 2006.

(+ info)



EXIBIÇÕES NO INDIELISBOA

FORUM LISBOA - 23 ABR - 18h30
KING II - 26 ABR - 22h
KING II - 28 ABR - 18h30
EXIBIÇÃO NOS CAMINHOS DO CINEMA PT

TAGV (COIMBRA) - 30 ABR - 15h



[09.03.04]

O filme ESQUECE TUDO O QUE TE DISSE, de António Ferreira, exibido no canal ARTE na passada terça-feira, dia 2 de Março, registou uma quota de 5% de audiência o que em número de espectadores significa que a primeira longa metragem de António Ferreira atingiu os 365.000 espectadores apenas em França, na sua estreia em televisão.




[05.05.03]

"ESQUECE TUDO O QUE TE DISSE" com 3 nomeações para os Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Actriz - Custódia Gallego e Melhor Actor - António Capelo. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se dia 30 de Maio no Coliseu dos Recreios com transmissão em directo pela SIC.




[25.11.02]

ESTREIA EM 27 DEZEMBRO

A Persona Non Grata Pictures é produtora associada do próximo filme de António Ferreira, entitulado "ESQUECE TUDO O QUE TE DISSE", com produção de Paulo Branco.

(+ info)




[31.12.01]

Exposição de Fotografias sobre o filme "RESPIRAR (debaixo d'água)"

Cláudio Santos, Dörte Schneider e António Ferreira exibem fotos suas sobre o filme. Três observadores com perspectivas diferentes. Os bastidores, os artistas e o (mesmo) sonho. Preto e branco, cores e digital.
Oito fotografias, de formato grande em exposição na Galeria 77, no foier da Sala 1 do Cinema Avenida, a partir de 2 de Janeiro de 2002.

Projecção do filme:
4ª Feira - 02/JAN às 19h30 (com a presença dos fotógrafos)
5ª Feira 03/JAN às 24h00, no Cinema Avenida.




[04.09.01]

RESPIRAR (debaixo d'água) vai ser novamente exibido no Canal 2, no programa "Onda Curta", Domingo 9 de Setembro, por volta das 19h15.




[28.06.01]

RESPIRAR (debaixo d'água), estreou no mítico cinema "Moviemento" em Berlim, conhecido do público cinéfilo Berlinense, pelos filmes alternativos que exibe, onde vai ficar em exibição durante 5 semanas. Apesar da sua duração pouco vulgar e de estrear em apenas uma sala, RESPIRAR (debaixo d'água) foi muito bem recebido pela crítica, ocupando lugares de destaque nas secções de cultura da imprensa, em jornais conceituados como o "Der Tagesspiegel" e "Berliner Morgenpost".

(+ info)




[28.05.01]

RESPIRAR... conquistou na última edição do 7º Festival de Cinema Ibérico de Badajoz, os prémios de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Fotografia.




[03.02.01]

RESPIRAR... vai ser exibido em Berlim, no cinema "Moviemento", no proximo dia 10 FEV, às 20h30, onde contará com a presença do seu protagonista Alexandre Pinto, bem como do realizador e produtora do filme.
Dado que Alexandre Pinto é o actor português escolhido para representar Portugal no "Shooting Stars", que é um programa da UE que visa promover os actores oriundos dos vários paises da comunidade, apresentando-os numa gala que decorre durante o Festival de Cinema de Berlim - Berlinale (www.berlinale.de), onde a Persona Non Grata Pictures em colaboração com o ICAM, aproveita este evento para apresentar este filme português ao público alemão.

Mais informação em
www.moviemento.de




[19.01.01]

RESPIRAR... vai estar em competição no próximo Festival Premiers Plans d'Angers, a decorrer de 19 a 28 de Janeiro em França.

Projecções :
2ª Feira - 22/01 às 17h15
3ª Feira - 23/01 às 09h30
Ambos no Centre de Congres - Auditorium




[17.01.01]

“Respirar (debaixo d’água)” vai passar no XXX Festival Internacional de Cinema de Roterdão que se realiza entre 24 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2001. Para mais informações consulte www.filmfestivalrotterdam.com




[16.12.00]

"RESPIRAR (debaixo d'água)" estreou na passada 6ª feira dia 15 de Dezembro, juntamente com a curta metragem "Inventário de Natal" de Miguel Gomes, no Cinema King em Lisboa e no Cinema Passos Manuel no Porto. Após a sua apresentação no Fórum Lisboa em Fevereiro deste ano, "RESPIRAR (debaixo d'água)" fez o seu percurso pelos festivais internacionais, onde arrecadou alguns prémios, tendo finalmente chegado às salas portuguesas. Após Lisboa e Porto, este programa dará a volta às salas de todo o país, em datas ainda a divulgar.



vimeo youtube facebook  
 
 
 

Home / Quem Somos / Recursos / Longas / Curtas / Documentários / Contactos

Ultima Actualização em 31 de Julho de 2016